terça-feira, 4 de abril de 2023

 


"_FALANDO PELAS MINHAS COSTAS, HEIN, IRMÃOZINHO? _ DISSE IRONIZANDO. _LOGO VOCÊ, QUE SE JULGA TÃO PERFEITINHO, TÃO ACIMA DO BEM E DO MAL... INVEJA É TÃO FEIO, SABIA?
_INVEJA DE QUEM? DE VOCÊ? - NORMAM DEBOCHOU. NÃO SEJA PATÉTICO.
 
Normam é o tipo de filho que sempre fez de tudo para agradar e corresponder as expectativas dos pais, porém ser o filho exemplar e dedicado aos negócios da família parece não ter efeito nenhum quando comparado ao seu irmão mais novo, Willy, que além de farrear desordenadamente e torrar todo o dinheiro de seu pai sem pensar no futuro, sempre teve uma vida de rei e parece adorar bancar de artista para cima do irmão mais velho.
Dizer que os dois irmãos são praticamente COMO ÁGUA E VINHO e tratá-los apenas como opostos é uma forma ainda muito rala de descrevê-los, afinal, para mim, nesses dois personagens há muita expectativa de complexidade emocional.
Inveja entre irmãos e até aquela velha rixa de atenção com os pais é até algo normal de se imaginar, porém, no caso de Normam e Willy eu sinto que tem algo a mais, um ódio profundo, secreto e incubado por anos.
Será que tô imaginando coisas?
Será que é só impressão minha?
 
"_ INFELIZMENTE, MEU IRMÃO SÓ DÁ VALOR À BELEZA EXTERIOR, RIQUEZA, LUXO...O QUE É SIMPLES E SENSÍVEL, ELE IGNORA.
_ELE PARECEU SER UM CARA DO BEM...-DISSE DOROTHY, EM SOLUÇOS- FALOU COMIGO TÃO EDUCADAMENTE.
_ELE SEMPRE QUER CAUSAR BOA IMPRESSÃO NAS PESSOAS, MAS DEPOIS QUE O CONHECEMOS DE VERDADE, A MÁSCARA CAI.
_ME DESCULPA FALAR ISSO, MAS UM DIA ELE VAI APRENDER COM MUITA DOR COMO É DIFÍCIL ESTAR NA PELE DAS PESSOAS QUE ELE TANTO DESPREZA...
_O QUE VOCÊ ESTÁ INSINUANDO, MEU AMOR? -NORMAN FICOU CURIOSO.
 
Willy Johnson é arrogante, prepotente e nada humilde.
O dia de amanhã parece não existir no seu calendário e ser considerado o homem mais bonito do país se restringe apenas a sua parte exterior mesmo, por que a sua personalidade e caráter está mais voltado para hostilizar e humilhar as pessoas por trás com as suas palavras.
Norman conhece bem o seu irmão e na lata mostra a Dorothy, sua recém namorada e estudante de psicologia, a verdadeira face do irmão.
As personalidades dos irmãos se chocam a todo momento e tentar tomar partido de algum lado e difícil, pois a cada momento a gente é conquistado de uma maneira diferente.
Criar filhos é complicado e por mais que demos o nosso melhor muitas vezes acabamos pecando em certos momentos tipo quando fazemos algo por um e não pelo outro, é aí que as coisas entram em parâmetro, pois é a partir daí que as comparações e diferenças de um filho para outro surgem.
 
"_DEUS TEM UM PROPÓSITO PRA TUDO, WILLY.
O FATO DE VOCÊ TER FICADO PARAPLÉGICO NÃO QUER DIZER QUE FOI O FIM DA LINHA.
_TALVEZ EU CONSIGA CONVIVER TENDO VOCÊ COMO TERAPEUTA-ELE ESBOÇOU UM SORRISO.
ELA RETRIBUIU, TRIUNFANTE.
 
O amor é capaz de resistir e vencer toda e qualquer adversidade?
Até que ponto os laços de sangue realmente têm importância em uma família?
Vale mesmo tudo quando se trata de sucesso?
Pessoal e profissional, existe limite quando o assunto é relacionamento?
O amor pode ser encontrado em qualquer lugar, porém, nunca é fácil recomeçar e encontrar forças dentro de nós para superar as diversas dificuldades que surgem ao longo das voltas que a vida dá.
Após sofrer um acidente de carro, o jovem modelo em ascensão Willy Johnson tem sua vida virada de ponta cabeça ao ficar paraplégico e a lembrança de seu quase atropelamento quando criança é um gatilho para o trauma que ele carrega arraigado na memória.
 
"O QUÊ? - ANA JÚLIA GRITOU INSTINTIVAMENTE-WILLY VAI FICAR SEM ANDAR, É ISSO?
 
Gosto da dualidade característica que há nos personagens construídos por Patrick Sousa ao longo de suas obras e em FORCAS PARA RECOMEÇAR não poderia ser diferente.
A sua escrita nos faz refletir sobre o valor da autoestima, sobre recomeçar e seguir em frente, sobre a força de vontade para reiniciar-se a partir de um novo e difícil início.
As diversidades da vida são apenas obstáculos a se superar e
Patrick trabalha muito bem as questões psicológicas de alguém que acabou de se tornar um deficiente físico, além de saber, com muita sensibilidade e atenção, nos envolver em sua história e nos cativar com as reviravoltas de cada um dos seus personagens.
 
Eu adorei poder desfrutar da leitura de mais uma obra sua e me envolver novamente com a sua escrita.
Está mais que recomendado.
 
Texto: Jefferson Pontes
Fonte: Patrick Sousa
Ilustrações: Jornal Rio de Flores
 


Patrick Álisson
de Sousa nasceu em Picos, Piauí, em 22 de dezembro de 1993. Apaixonado pelo ofício de contar histórias, amante de café e chocólatra assumido. Graduado em Letras/Português pela UESPI, Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Inglesa pelo Instituto Metropolitana e Graduando em Jornalismo, também pela UESPI, atuou por quatro anos como professor temporário na rede municipal de ensino e atualmente trabalha como técnico numa emissora de TV. Membro da AILB (Academia Internacional de Literatura Brasileira), Vencedor dos Prêmios Reflexo Literário (2021), na categoria Melhor Romance Erótico e Letras Virtuais (2021), na categoria Melhor Representatividade. Seus trabalhos mais recentes são: “Segredos de família” (2017); “O mistério do vale das Pedras Encantadas” (2018); “Mil vezes te amarei” (2021); “Pelas janelas da alma” (2021). No site da Amazon é possível encontrar mais obras do autor em formato digital.





Jefferson Pontes
, Nasceu em Natal-RN em 1992 e mudou-se ainda pequeno para São Paulo. Trabalha como conferente de valores em uma empresa de ônibus na cidade de Itu-SP onde reside com sua esposa e suas filhas. Tem duas edições da sua série intitulado “O que ela não lhe disse” publicados até o momento. A Coletânea “Palavra em Ação”, a Antologia “Almas Cativas”, a Antologia “Ainda te amo". Pela Rio de Flores Editora participou das Coletânea “Rio de Flores”, “Encantos da Lua” e da Antologia “As Faces do Amor”. Antologia “Caixa de Memórias “e Antologia “Elementais” são seus trabalhos em coautoria. É Colunista no Jornal Rio de Flores onde em sua Coluna escreve Resenhas de vários livros.                                                     


Edição e Direção Geral
Renato Galvão




3 comentários:

  1. Adorei o novo visual, ficou ótimo para ler.
    Obrigado Renato 🥰🥰

    ResponderExcluir
  2. Gratidão ao Jornal Rio de Flores e em especial ao meu amigo Jefferson, pela belíssima resenha!

    ResponderExcluir