segunda-feira, 17 de outubro de 2022

Matéria Especial

A trajetória de Silvia Silva

 

Sílvia Fernandes Neves da Silva, nascida em 14 de maio de 1992, natural de Lisboa, Campo Grande, Portugal.  Publicou seu primeiro livro pela Editora Universus intitulado “Sonhos de Prata e Ouro em 2011. Despertou para a escrita aos 14 anos nos Olivais (*), local que guarda com grande carinho. Conta até à data com um primeiro premio no Concurso do Dia Mundial da Poesia (Escola Secundária Eça de Queirós, ano letivo de 2009/2010) e com várias participações em concursos e antologias. Assina também como Liliana Alves Loureiro, seu pseudônimo.

 

Praça da Viscondessa dos Olivais - Lisboa
(*): Olivais (até 2012, oficialmente "Santa Maria dos Olivais"), é uma Freguesia Portuguesa do Município de Lisboa, pertencente à Zona Oriental da capital. Com 32107 habitantes (censo de 2021) é uma das freguesias mais populosas da cidade de Lisboa. Conta com uma superfície de 809 hectares. Densidade: 4.177,5 hab./km2. Apesar da desanexação do Parque das Nações e de menores perdas e ganhos territoriais por ajuste dos limites com as freguesias de Lumiar e de Santa Clara, continua a ser a segunda maior freguesia da cidade de Lisboa. Foi sede de conselho entre 1852 e 1885, um grande município, eminentemente rural, que abarcava 24 freguesias. Ocupava uma superfície de 22.300 hectares e tinha uma população de 22.941 habitantes, em 1878.


Silvia Silva conta com uma extensa lista de participações literárias e eventos. Como já informamos, publicou em 2011 seu livro solo intitulado Sonhos de Prata e Ouro. Em seguida participou de Antologias pela Editora Universus (a mesmas responsável pelo seu livro solo) de 2012 a 2014 assinando seus textos em quatro publicações.

 

 

Participações em Antologias e Coletâneas

Em 2017 pela Dowslley Editora, Silvia participou da Antologia intitulada “Todos os Tons de Poesia”.

Pela Lugar da Palavra Editora, Silvia Silva deixou registrados seus belos textos nas Antologias Lugares e Palavras de Lisboa, 2015. Anjos da Prosa e da Poesia, 2021. Mimos de Agosto, 2021. Lugares e Palavras de Natal - Volume X, 2021. Mimos de Janeiro, 2022. Anjos da Prosa e da Poesias – Volume II, 2022 e Mimos de Julho, também em 2022.

 

Seguiu participando pela In-Finita em 2021 em Toca a Escrever, Mulherio das Letras, Mulheres a uma só Voz, Conexões Atlânticas e Coletânea Verso e Prosa. Em abril, maio e agosto de 2022 registrou seus textos novamente em Intuição, Mulherio das Letras e Toca a Escrever, respectivamente.


Prezados Leitores, A Escritora e Poetisa Sílvia Silva, possui um grau elevado de inspiração e escrita. Cria, com certa facilidade, belos textos. Assim, citaremos sua vasta e talentosa lista de participações ainda em 2021 e 2022, a saber:

2021

Balis Editora: Poesia Revista, Antologia Estátuas de Bronze.

Chiado Editora: II Volume da Antologia da Literatura Liberdade, Torno II (J a Z), Alma de Mar, Torno II (J a Z), Entre o Sono e o Sonho, Torno II (J a Z).

Edições O Declamador: Por Caminhos Lusófonos, Brisas de Outono, Brisas de Natal.

International Literary Contest Nature: Ebook Natureza (Português e Inglês), Natureza (Português e Inglês).

Edições Vieira da Silva: No Calor da Poesia, a Esperança.

Editora Mar e Concha: Coletânea Mulheres na Poesia.

EHS Editora: Coletânea Luz dos Olhos Teus, Volume II, Coletânea Somos Feitos de Saudade, Volume II.

Amare Editora: Coletânea Mulherio das Letras - Prosa e Poesia.

Horizontes da Poesia, de Joaquim Sustelo Poetas Solidários.

 2022

Edições O Declamador:  Poemas DiVersos, Pandêmica 20.21, Ecos de Liberdade e Paz, Entre Fronteiras - Desenho

EHS Editora: Coletânea Serenidade e Poesia, Coletânea Flor da Manhã, Coletânea Movendo Montanhas, Coletânea Nossos Sentimentos.

Edições ViverArte: Coletânea Mãe só tem Uma, Coletânea Amor em Poemas (Ebook), Coletânea Palavras Sem Fronteiras, Coletânea Pai, meu Herói, Coletânea Dom Quixote, Coletânea Palavras Sem Fronteiras - Los Angeles, Coletânea Amor através da Arte - Desenho.

Participação Prêmio Personalidade Literária - Pero Vaz de Caminha.

Horizontes da Poesia, de Joaquim Sustelo: XIV Antologia do Horizontes da Poesia 

In-Finita: Conexões Atlânticas VII

 

Das Condecorações e outros em 2021

Associação LiterArte – Escritores e Poetas Portugal e Brasil: Exposição de Azulejo na Galeria dos Imortais na Casa dos Poetas, Petrópolis/RJ

Das Condecorações e outros em 2022

Exposição de Azulejo no Mural de Artistas Contemporâneos. Distinção Prêmio Literarte no Maranhão. Distinção / Coletânea Vozes Portuguesas 8. Exposição Cartas ao Papa - Paz pela Ucrânia. Integração como acadêmica no NALAP (Núcleo de Letras e Artes de Portugal).

Editora Baronesa: Placas Comemorativas ao Centenário da Semana da Arte Moderna, Mosaico Poético - Edição Histórica Casa dos Azulejos, Mosaico Poético - Edição de Amparo ao Autista. Coletânea Digital A Lusofonia & Eu.

Participações em Passatempos e Iniciativas Diversas

Toque de Midas - Blog de Céu Rosário (2011). Folhinha Poética - Calendário poético, data de 01 de abril de 2023 (março/2021). Desafio Palavras de Revolução de Graça Canhão (abril/2021). Desafio: "Outonos... de Escrevinhar / Sandra Ramos (setembro/2021). Desafio: É Imperativo Amar! de Graça Canhão (fevereiro/2022). Desafio: Dia Mundial da Poesia de Graça Canhão (março/2022). Desafio: Outonos... de Escrevinhar/Sandra Ramos (setembro/2021). Desafio: A Chegada dos Pássaros e a Transformação de Escrevinhar/Sandra Ramos (março/2022).

Rádio Voz Alenquer: Livro Aberto 2021 (fevereiro/2021). Poesia que queres tu? (março/2021). 5º a 16º Desafio Rádio Voz Alenquer (março/2021 até dezembro/2021). 1º ao 16º Desafio Rádio Voz Alenquer (janeiro/2022 até à data corrente). Juntos somos Natal (dezembro/2021). Livro Aberto 2022 (março/2022). Invisíveis Olhares (agosto/2022)

Instituto Cultural de Évora: Natureza à Escuta (março/2021). Desafio Dia da Mulher (março/2021). Évora Cidade (maio/2021). Primavera Poética - (maio/2022).

Câmara Municipal Redondo: Participação iniciativa Poetas por Um Dia (março/2021)


O passado literário de Silvia Silva é extremamente farto e criativo. Diante de tudo que a Escritora e Poetisa criou e escreveu, podemos esperar muito mais para seu futuro. Certamente Silvia criará belos textos para o deleite e satisfação de quem procura na literatura o aconchego em palavras que formam frases, transformam-se em textos para acariciar os corações e olhos de um leitor.

Saibam mais sobre Silvia Silva em:

www.facebook.com/SilviaFNSilva

 

 

Fontes: Silvia Silva

Pesquisas e Ilustrações: Jornal Rio de Flores

Edição e Direção Geral: Renato Galvão


 

 Antologia As Faces do Amor

Inscrição: 01/out/22 a 31/out/22

Maiores Informações:

LINKs de ACESSO:

Edital: https://drive.google.com/file/d/109CxcAG1nxNwvpkLhqTsggWy6kaU5L6s/view?usp=sharing 

Ficha de Inscrição: https://drive.google.com/file/d/1AP-SpQqlHuk6vU6mxDvq2Isy6cuZwFXJ/view?usp=sharing

Edição e Direção Geral: 

Renato Galvão

 

5 comentários:

  1. Parabéns querida Silvia ! Adorei conhecer-te pessoalmente e ler-te em cada palavra que nos ofertaste em cada participação colectiva. Felicidades e muita inspiração ! Obrigada Renato Galvão por nos trazeres a conhecer lindas pessoas
    Ana Mendes

    ResponderExcluir
  2. Magnífico conhecer a história dessa grande escritora!
    Parabéns e sucesso!👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  3. Linda trajetória, querida ❤️
    Parabéns e muito sucesso!

    ResponderExcluir
  4. Maravilhosa trajetória, é um prazer poder dividirmos pela primeira vez as páginas de uma Antologia.

    ResponderExcluir
  5. Uma linda história da trajetória desse talento literário. Meus cumprimentos a escritora Silvia.

    ResponderExcluir