segunda-feira, 29 de agosto de 2022

Criada pelo
Artista Plástico, Antologista, Escritor, Poeta e Produtor Cultural Renato Galvão, a RIO DE FLORES EDITORA foi um meio que o artista concebeu para dar ênfase aos seus projetos literários e publicações autorais com a meta primária e enfática de revelar escritores (as) anônimos (as) e  com a forte crença na importância da literatura para construir uma sociedade consciente e humanitária, na união de artistas e, consequentemente, deles com o público leitor. O Editor Renato Galvão havia criado o Programa Estrelas antes mesmo de publicar sua primeira obra coletiva. Tal programa foi criado para dar ênfase e fomentar Cultura, Artes e Artistas. Mas era preciso mais, muito mais. Assim, criou a RGVídeos especialmente dedicada a exaltar os artistas com vídeos e
matérias que seriam publicadas no Programa Estrelas e nas redes sociais do Editor e parceiros. Criou lives semanas com entrevistas para fazer conhecer, mostrar o artistas ao público. Não satisfeito, resolveu criar o JORNAL RIO DE FLORES onde você poderá ler sobre Matérias Especiais de vários artistas, assim como, navegar pelas várias colunas entregue a cargo de escritores (as) que se tornaram nossos (as) Colunistas.  

Criações e Parcerias que divulgam Cultura, Artes e Artistas

Seu primeiro projeto foi a Coletânea Rio de Flores onde reuniu 39  artistas, sendo que deste, somaram-se 17 escritores (as) anônimos (as). Movido sempre pelo profissionalismo, comprometimento e foco em sua meta e aproveitando o elo de amizade criado com seu primeiro trabalho coletivo, Renato Galvão deu vida a Rio de Flores Editora.
 
 
Logo em seguida, idealizou e colocou em prática o projeto Coletânea Encantos da Lua. Este projeto contou com a adesão de 38 escritores (as), inseridos no grupo 17 escritores (as) anônimos (as). Ainda neste projeto, trouxemos o escritor Jefferson Pontes para uma nova tarefa em sua vida literária, ou seja, prefaciar a Coletânea Encantos da Lua, dando-lhe a oportunidade de criar uma nova modalidade em sua escrita. Ficamos muito felizes com o resultado deste projeto.  

Diante de tantos momentos bons, da amizade e do carisma criado pelos dois primeiros projetos, Michele Silveira Huck (Escritora e Poetisa) assumiu a Organização de um novo, dando ênfase a sua ideia de produzir uma obra exclusiva para mulheres escritoras. A Rio de Flores Editora abraçou a ideia e assim surgiu o projeto Coletânea Elas São Flores. Reunimos 34 escritoras e dentre estas 15 nomes de escritoras anônimas, muitas delas publicando pela primeira vez um texto seu. Mas, precisávamos dar mais valor as mulheres e assim a Rio de Flores Editora convidou a escritoras que havia concebido projeto para participar como coautora, Michele Silveira Huck. Convidamos a Jornalista e Escritora Shirlei Pinheiro e entregamos o Prefácio da obra a Escritora, Pesquisadora e Professora Elaine dos Santos que também ficou a cargo da revisão dos textos. 
 
Logo após o sucesso dos projetos acima descritos, a Rio de Flores Editora, enviou questionários e quatro propostas para o grupo que participara das últimas coletâneas. Visando uma participação e integração  maior de todos os artistas que formam o grupo Família Rio de Flores (assim denominado por Michele Silveira Huck), onde seriam escolhidos temas, títulos e condições de serviços de um futuro novo projeto. E assim aconteceu...
A Rio de Flores Editora, com base nas respostas e temas escolhidos, lançou o projeto Antologia Natureza Fonte de Vida. Somaram-se a este projeto 33 escritores (as) com adesão 8 nomes novos, tendo alguns publicando pela primeira vez seus textos. Para abrilhantar ainda e dar mais visão a todos (as) participantes, trouxemos o Escritor e Poeta Rondoniense Josimar Campos para participar de nosso projeto como Autor Convidado. Mas a Rio de Flores Editora ainda não estava satisfeita. Desta forma convidamos para prefaciar nossa Antologia a Escritora e Poetisa Michele Silveira Huck e a demos também, a responsabilidade de Autora Convidada. 
 
A Rio de Flores Editora foi convidada a elaborar um projeto para publicar o primeiro livro autoral da Escritora e Poetisa Michele Silveira Huck. Uma campanha prévia foi adotada com os parceiros Ateliê RenArtes, Jornal Rio de Flores, Programa Estrelas e RGVídeos enquanto o livro ia sendo composto e editado. Assim nasceu Poesias & Receitas contendo receitas culinários e belíssimos textos. Reunimos vários formas de escritas poéticas que passaram de Aldravia até Castelovers, vários tópicos e outros tantos trabalhos editorias e literários foram incluídos pelo editor e responsável pelo lançamento Renato Galvão. Com orgulho e honra entregamos este trabalho que se tornou um sucesso de vendas e editorial.
 
A Rio de Flores Editora não tem sonhos, tem metas, pois para sonhar, é preciso adormecer. Não promete, realiza. Não é a melhor, pior ou igual. Apenas faz a diferença.
Não descansará enquanto souber que há grandes escritores (as) anônimos (as) com seu  textos escondidos ou engavetados a espera de orientação, de direção e/ou uma mão estendida para tornar textos e escritores (as) conhecidos.
 
Eu sou Renato Galvão
Participe, apoio, incentive os artistas.
Siga o blog, comente e deixe sua presença 
marcada em nosso Jornal Rio de Flores
Bem-vindos (as)!
Boa leitura.
 



   

 

5 comentários:

  1. Acheguei-me ao grupo Rio de Flores quando houve a publicação do edital para a Coletânea "Encantos da Lua", na qual participei com dois textos. Sigo participando das coletâneas da editora, há um trabalho sério e comprometido com os autores; há empatia e acolhimento com cada um; há respeito com o jeito de ser de cada um. Admiro demais o empenho do editor na divulgação dos anônimos, a dedicação em fazê-los alçar voos e isso será sempre uma nota honrosa em seu trabalho.
    Hoje, ouvia o trecho de uma entrevista na televisão (não gosto de televisão, mas enfim...), em que uma pessoa falava sobre a importância da leitura, da ampliação do arcabouço cultural das pessoas para a compreensão do mundo e das outras pessoas e a Editora Rio de Flores e todos os "seus braços" tem feito isso com louvor. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Vim participar da coletânea Encantos da Lua, pensando que seria apenas uma passagem, e resolvi ficar 😊. Hoje sou muito grato pelo apoio e pelas pessoas que encontrei aqui.
    Parabéns ao Renato pelo belíssimo trabalho humanizado de atender todos e lapidando artistas anônimos ou não.
    Sinto muito honrado de estar em mais uma coletânea junto com tantas pessoas queridas e talentosas.

    ResponderExcluir
  3. A Coletânea Rio de Flores e Encantos da Lua criaram muitas amizades e o Renato é não só testemunha desse carinho compartilhado como também é padrinho de muitos poetas que deram inicio na carreira através das suas Coletâneas.
    Você é um amigo que a gente sempre pode contar.
    Estamos juntos Renato , vamos levar literatura de qualidade para todos os cantos do Brasil

    ResponderExcluir
  4. São muitas as razões, que eu poderia usar aqui, para justificar eu estar participando desse movimento de arte e cultura pura, mas essas palavras no final do blog, realmente, dizem tudo, principalmente sobre o porquê! Ao ler essa verdadeira promessa de vida do Renato, eu me lembrei da história de vida, da grande poetisa goiana Cora Carolina, que passou toda uma vida guardando, em gavetas, aquelas preciosidades que ela nos deixou nos seus livros, editados já nos seus últimos anos de sua longa, muito longa vida! Obrigado amigo Renato por estar nos acolhendo assim: "A Rio de Flores Editora ...
    Não descansará enquanto souber que há grandes escritores (as) anônimos (as) com seu textos escondidos ou engavetados a espera de orientação, de direção e/ou uma mão estendida para tornar textos e escritores (as) conhecidos." (Renato Galvão)

    ResponderExcluir