AstroMania
Constelação de Órion
Episódio II: As Três Marias
Mintaka. Alnitak e Alnilam.
Situadas na importante Constelação ou Cinturão de Órion, sem dúvida uma das mais belas do nosso céu, os Sistemas Mintaka, Alnitak e Alnilam, são estrelas fabulosas de uma grandeza e beleza inigualáveis. Vê-se neste aglomerado de estrelas, distante mais de 500 anos-luz do nosso planeta, a divina e amorosa obra do Grande Artista, o Criador. Mostraremos características, superstições e crendices que envolvem Mintaka, Alnitak e Alnilam, as nossas Três Marias. Então, vamos lá...
Mintaka (Delta Orionis).
![]() |
| Mintaka - Sistema Múltiplo |
Mintaka não é simplesmente uma estrela, trata-se de um sistema estelar múltiplo na Constelação de Órion. O sistema Delta Orionis (Mintaka) é constituído por uma estrela principal de magnitude 7 que está a 52s de arco da principal e uma outra estrela mais fraca ainda de magnitude 14. O sistema é duplo, consistindo de uma estrela gigante de classe B e outra menor de classe O, orbitando em torno de si a cada 5,73 dias da Terra. Ou seja, Mintaka é uma estrela supergigante azul, distante da Terra 690 anos-luz localizada na parte ocidental da Constelação de Órion. Esta “Maria” é 20 vezes maior e brilha mais de 10 mil vezes que o nosso Sol, sua temperatura chega à casa de 60.000° C.
Alnitak (Zeta Orionis)
Alnitak é um Sistema Triplo situado a esquerda do Cinturão de Órion se nos orientarmos pelas estrelas Rígel acima e Betelgeuse abaixo. Suas características igualam sua massa e temperatura a Mintaka, possui a distante de 736 anos-luz da Terra, é 7000 vezes mais brilhante do que nosso Sol. Esta característica deu-lhe o título de estrela de classe O mais brilhante dos céus. A supergigante azul de magnitude absoluta (5,25) de aparente de 1,70, daí vem o seu imbatível título de mais brilhante. Por se tratar de um Sistema Triplo, Alnitak tem duas companheiras de magnitude 4 orbitando em sua volta.
Alnilam (Epsilon Orionis)
É a
quarta estrela mais brilhante da Constelação de Órion. Trata-se de uma super
gigante azul-branca de tipo espectral distante 1340 anos-luz da Terra. É
cercada por uma Nuvem Molecular (NGC 1990) iluminada pelo seu brilho. Libera
ventos solares a velocidade de 2000Km/s, causando-lhe a perda de massa superior
a 20 milhões de vezes mais rapidamente que o nosso Sol. Situada no centro do
Cinturão de Órion, seu brilho é 20 milhões de vezes maior que o Sol com uma
temperatura aproximada de 50.000° C e com massa superior a 20 milhões de vezes
maior que nosso astro rei, o Sol. Para se ter uma ideia do tamanho de Alnilam,
os astrônomos costumas dizer que se ela fosse colocada no ponto onde está o Sol,
ocuparia a distância compreendida entre o Sol e Marte. Ou seja, ela engoliria
Mercúrio, Vênus, Marte e provavelmente aqueceria tanto a Terra que esta não
poderia sustentar qualquer tipo de vida. Porém, isto é apenas um exemplo do
tamanho e magnitude de Alnilam. Há grandes probabilidades de Alnilam se tornar
uma gigante vermelha que a levará a uma grande explosão como uma supernova no futuro
milhões de anos próximos.
Alnilam cercada pela Nuvem Molecular

Você consegue achar nosso planeta nesta foto?
Curiosidades
Mintaka, Alnitak e Alnilam, as nossas Três Marias. Foram batizadas pelo idioma Árabe e significam “O Cinto”, “A Corda” e “A Pérola”, respectivamente, elementos que o gigante caçador Órion usava. Mas, há controvérsias. Há quem diga que o nome Árabe dado a Mintaka traduzido é “Área”. Controvérsias à parte, eu prefiro para Mintaka a tradução “O Cinto”.
Mas Mintaka, Alnitak e Alnilam também estão envolvidas em superstições e lendas, a saber:
Verrugas: A primeira e talvez a mais popular é a superstição que diz que apontar um dedo para as Três Marias faz com que verrugas ou verrugas nasçam no dedo. Lembro dessa advertência na minha infância quando minha mãe ou avó nos repreendia quanto a esta superstição.
Além da mitologia de Órion, existem variados significados para as Três Marias, entre as tantas, as mais populares são:
Os cristões acreditam que as Três Marias fazem referencias as mulheres que visitaram o túmulo de Jesus após a ressurreição.
Três Reis Magos: Outros dão um significado símbolo as Três Marias acreditando que estas representam Gaspar, Melquior e Baltasar a caminho de Belém para visitar Jesus e dar-lhe presentes por ocasião de seu nascimento.
Símbolo da fertilidade: Já os índios das tribos guaranis reverenciam as Três Marias dizendo que elas são o Joykexo, algo relacionado a fertilidade.
Bem, superstições, lendas ou crendices não são capazes de expressar a beleza da Constelação de Órion e suas belíssimas e antigas estrelas, só Mintaka tem 3.002.000 anos aproximadamente. E o mais importante... Olhar o céu e ver centenas, milhares de estrelas acompanhadas pelo belo brilho prata da lua, nos faz conceber o grande amor de que seu Criador tem por nós e por toda a sua criação. Contemplamos sempre que queremos, pois está a nossa disposição toda essa beleza, a obra do maior Artista de todo o universo. Nosso Criador não economizou, amor, carinho, bondade e talento para criar a sua obra. O que temos que fazer? Admirar, agradecer e cuidar de tudo que nos foi dado. O paraíso é aqui...
Fontes:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Orion_(constela%C3%A7%C3%A3o)
https://conhecimentocientifico.r7.com/tres-marias-estrelas/
https://www.ufmg.br/espacodoconhecimento/tres-marias/
https://www.preparaenem.com/historia/mito-orion-as-estrelas-tres-marias.htm
https://astronomy-universo.blogspot.com/2013/10/cinturao-de-orion-as-tres-marias.html
https://conhecimentocientifico.r7.com/tres-marias-estrelas/
Edição e Direção Geral: Renato Galvão





.png)
Que lindo!
ResponderExcluirAmando saber tudo sobre nossas adoráveis estrelas.
Adorei