terça-feira, 16 de agosto de 2022

RESENHAS por Jefferson Pontes

Livro: POESIAS & RECEITAS. Autora: Michele Silveira Huck

O avental florido desliza pela nuca, o nó na cintura prende o pano rente ao corpo e dá destaque ao desenho da flor dália no peito enquanto os olhos atentos miram os ingredientes dispostos por sobre a mesa.A mente em instantes maquina as variadas possibilidades de receitas a serem preparadas. O aroma gostoso de alho fritando impregna no nariz e trás lembranças do passado. O cheiro de comida caseira invade a cozinha, atiça a saliva na boca e inspira POESIAS & RECEITAS no coração de minha querida amiga e poetisa Michele Silveira Huck.

"EU A AMO MUITO! SE PUDER ESCOLHER EM OUTRA VIDA, EU A ESCOLHEREI COMO MINHA MÃE E A TODOS VOCÊS NOVAMENTE COMO MEUS IRMÃOS E IRMÃS"


Um elo de AMOR e de sangue.
Ligados pelo ventre maternal, porém unidos pelos ensinamentos e criação de sua mãe.
IRMÃOS compartilham a sabedoria de uma MULHER lutadora, dedicada e que, de onde estiver, com toda certeza olha com muito carinho por cada um de seus filhos.
Uma mistura de AMOR E SAUDADE de PAI e de MÃE que só cresce no peito, uma gratidão destemida e repleta de amor.

"AMIGA DE LONGE, DE PERTO, DO DIA A DIA, VIRTUAIS, RECENTES OU DE LONGAS DATAS.
SE SÃO AMIGAS, SÃO ANJOS QUE DEUS NOS DÁ DE PRESENTE"

AS VEZES...uma simples mensagem recebida de uma AMIZADE NA PANDEMIA ou uma troca de sorrisos de um distante ANJO AMIGO trazem alegrias sem necessariamente estar perto. Não é preciso saber tudo de sua vida, porém, se a AMIGA desejar o seu bem e querer a sua felicidade é suficiente. Conversando muito ou se falando pouco. Morando longe ou dividindo o calor de um abraço de aconchego de uma AMIGA DE FÉ. Nada impede que entre A SINTONIA DAS POETIZAS surja uma AMIZADE verdadeira e duradoura.

"OLHOS VERDES, AS VEZES AZUIS. SORRISO ESCANCARADO, AS VEZES FECHADO. OLHAR OBSERVADOR E ENCANTADOR. FÃ DE CHICO BUARQUE E AMAVA MAMMA MIA. GOSTAVA DE NOVELAS, VIBRAVA COM ESCOLAS DE SAMBA. TUDO ERA MOTIVO PARA COMEMORAR. PRENDADA, FAZIA DE TUDO UM POUCO. SEMPRE MUITO VAIDOSA, MAS PENSE EM UM SER HUMANO SIMPLES... SE DIVERTIA COMO CRIANÇA. ERA CORAÇÃO E ALMA. UMA LINDA DAMA"

Contada com poesia e ilustrada com lembranças que deixaram saudade de uma pessoa especial, alguém que não só criou um laço de AMIZADE em sua JUVENTUDE, mas sim, de mãe e filha em seu coração.
Versos que retratam uma saudade e admiração que não pode ser jamais esquecida, não pode ser nunca apagada pela LINDA DAMA CONCY, Dona Conceição, a sua querida patroa no qual dividiu muitos momentos de FELICIDADE na cozinha enquanto preparavam juntas as refeições.

"A MENINA QUER UM PRÍNCIPE ENCANTADO. A MULHER QUER UM HOMEM DE VERDADE
A MENINA QUER FLORES E CHOCOLATE. A MULHER QUER SER APENAS AMADA"

AO MEU AMOR o pedido do fundo do coração é feito: EU TE AMO MUITO...NÃO SE ISOLE DE MIM.
Sem o problema dO CIÚME QUE TE AFASTA, a IGNORÂNCIA da pressa do término de um SONHO ou o findar do desejar inquieto da chegada de mais UM DIA ESPECIAL de SOL.
A FELICIDADE se dividi em várias partes do sentir, mas todas unidas formam UM TRATO DE AMOR através do fascínio de UM OLHAR e da alegria de ter alguém ao lado que sempre pode contar e encantar com o seu sorriso.
Como o ENCONTRO do fogo que arde como labaredas na carne ou as MÃOS ENTRELAÇADAS que a protege em seus braços e tira todo o medo da solidão.
Como em forma de CONFISSÃO a poetiza se permite dizer os seus DESEJOS a pessoa amada:
VOCÊ, MINHA INSPIRAÇÃO, AMOR...GUARDA PRA MIM tudo em você, AMA-ME como jamais fui amada e traga no beijo a doçura dos seus carinhos. Acabe de uma vez com o MEU SILÊNCIO do passado. Deixe-me livre para amar e ficar ao seu lado.

"HOJE É O SEU ANIVERSÁRIO, VOCÊ ESTÁ COMPLETANDO 15 ANINHOS E SE EU PUDESSE, QUERIA ESTAR COM VOCÊ. MEU DIA FOI TRISTE, EU SEI QUE TAMBÉM FOI ASSIM PARA VOCÊ"

Uma escolha difícil com danos irreparáveis.
Marcas de uma CONFIANÇA QUEBRADA que serão levadas por toda uma vida.
UM ECO ECOA em um SOMBRIO coração em RETALHOS que chora pela dor e as consequências de uma separação conturbada.
Saudade do sorriso que dói na alma, tristeza que machuca pela AUSÊNCIA do abraço da filha.
O que poderia ser dado por apenas mais um momento ao lado de quem se tem tanto amor?
PEDACINHO DE MIM deixa o desejo de uma MÃE falar mais alto e nos emociona pela sua dor, tristeza e saudade em cada uma de suas palavras de auto conforto.

"AQUELAS LÁGRIMAS LÁ NO COMEÇO, ERA SÓ MUITO MEDO DE NÃO ESTAR PREPARADA E NÃO SABER SE MERECIA VOCÊ".

Como uma CARTA AO MEU AMOR,  coloque o sentimento no devido lugar e o ESCREVA como desejar, mas não se acanhe,  REINVENTE-SE, sinta toda a emoção além das palavras no papel.
FALAR DE AMOR para a poetiza é traduzir em versos o que a boca não consegue dizer.
É escancarar através das palavras OS SENTIMENTOS DE MÃE,  é senti-lo se tornar o alicerce em sua vida e, apesar do medo e da insegurança, recebê-lo como um milagre gerado de puro sentimento em seu ventre.
É o renascer de um novo amor que apenas cresce a cada nascimento, a cada momento que se permite mais uma vez a LOUCURA de amar.

Michele tem um estilo de escrita simples e direta, porém repleta de sentimento e entrega as palavras em cada verso.
A sua poesia é leve, não se prende a métrica ou a regras.
A simplicidade torna os seus textos especiais e é a característica principal que melhor demonstra todo o seu amor a poesia e as pessoas que a rodeiam.
Adorei ler este seu primeiro trabalho solo e estou ansioso pelo próximo.
Está mais que recomendado.

Michele Silveira Huck

Escritora e Poetisa com estilo livre de escrita, sua principal característica. Publicou seu primeiro livro intitulado “Poesias & Receitas pela Rio de Flores Editora em junho/2022. Participou de vários eventos literário e concursos. Entre as inúmeras participações em Coletâneas e Antologias, destaca-se Poemas Minimalistas - Teoria e Prática, Cartas para o universo, Ser mulher, Os Navegantes I e II, Centenário Paulo Freire, Velhice e Coletânea Palavra em Ação I e II. É coautora das Coletâneas Rio de Flores e Encantos da Lua e destacou-se como Organizadora e coautora da Coletânea Elas São Flores e Prefaciadora da Antologia Natureza Fonte de Vida, publicações e produções da Rio de Flores Editora. 

 

Jefferson Pontes

Nasceu em Natal - Rio Grande do Norte em 1992 e mudou-se ainda pequeno para São Paulo capital. Trabalha como conferente de valores em uma empresa de ônibus na cidade de Itu-SP, onde reside com sua esposa e suas quatro filhas. Publicou 2 edições da sua série intitulado “O que ela não lhe disse”. Volume 1 - Pela editora Ledriprint e Volume 2 pela Editora Porto de Lenha. Jefferson Pontes é Coautor das Antologias/Coletâneas Palavra em Ação, Almas Cativas, Ainda te Amo, Caixa de memórias e Elementares, respectivamente com as editoras Alecrim, Biblio, The Four e Andross. É Coautor da Coletânea Rio de Flores e Encantos da Lua que atuou também como prefaciador, ambas produzidas pela Rio de Flores Editora. 

Fontes e Fotos: Jefferson Pontes, 

Michele Silveira Huck e Rio de Flores Editora

 


 Edição e Direção Geral: Renato Galvão

Artista Plástico, Antologista, Escritor, Poeta e Produtor Cultural. Editor, Design Gráfico e Copydesk na Rio de Flores Editora, criada pelo artista para dar ênfase aos seus projetos literários e publicações autorais. Criou o Programa Estrelas, a RGvídeos, para dar suporte a Rio de Flores Editora na divulgação da Cultura, Artes e Artistas. Seus Projetos Rio de Flores e Encantos da Lua, Elas São Flores e Natureza Fonte de Vida, são coletâneas/antologias exclusivamente lançadas para atingir e divulgar escritores (as) anônimos (as).

 

13 comentários:

  1. Que resenha linda!
    Quero parabenizar A querida Michele pelo livro com poesias tão profundas que tocam o nosso coração.
    E quero deixar meus parabéns para o nosso querido Jefferson Pontes pela dedicação em fazer os textos com tantos detalhes impecáveis.
    Estamos diante de dois artistas talentosos!
    👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  2. Jefferson possui uma sensibilidade na escrita de tal maneira que nos cativa. Sabe conduzir as palavras! Parabéns a autora Michele pelo o seu livro. Um convite à leitura!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado minha amiga Cecília, vou te contar um segredo: O talento e as poesias do poeta me ajudam e muito na composição do texto, então eu tenho muito a agradecer pelas poesias maravilhosas que tenho o prazer de ler.

      Excluir
  3. Obrigado por suas palavras minha amiga, é muito bom saber que a nossa dedicação e carinho é capaz de cativar as pessoas.
    Você ter gostado é muito importante para mim.

    ResponderExcluir
  4. Poetar é um gesto de amor; cozinhar é também uma demonstração de amor. Reunir esses dois gestos, essas duas ações é uma extremada demonstração de amor ao mundo, ao próximo, é um desejo de servir, de compartilhar, de levar adiante a beleza do amor. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza professora Elaine, cozinhar e escrever são duas artes que no livro da Michele casam tão bem.

      Excluir
  5. meu querido amigo parabéns e muito sucesso

    ResponderExcluir
  6. Uma honra para mim,receber esse presente do amigo e me sinto lisonjeada por ser fã do grande escritor que é o Jeferson,um exemplo de amigo que está sempre prestigiando seus colegas e escritores que ele admira

    ResponderExcluir